Ângelo Surinder
Considerado o “Teacher of Teachers”, Ângelo Surinder faz magia sempre que toca um instrumento e tem ensinado por todo o mundo nos últimos 12 anos.
Nascido em Setúbal, viveu durante quatro anos numa comunidade na Galiza, onde aprendeu a viver em estreita comunhão com a Natureza, iniciando o seu percurso no Xamanismo. De regresso a Portugal, formou-se em Reiki e encontrou no Yoga uma excelente prática para o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, começando a praticar Yoga Shivananda em 2002. Quis aprofundar o conhecimento nesta área e formou-se como professor de Kundalini Yoga em 2006. Nesta prática, teve o primeiro contacto com o Gongo, instrumento pelo qual se apaixonou de imediato.
Foi com o Mestre Don Conreaux que se formou em Mestre de Gongo e de Gong Yoga. O seu fascínio pelo poder transformador do som levou-o a formar-se como Musicoterapeuta no Reino Unido, tendo feito o estágio nos Estados Unidos da América. Colaborou com uma clínica em Málaga, num projecto de pesquisa dos efeitos terapêuticos do som na saúde humana. Colaborou também com o departamento de Oncologia do Hospital de Setúbal para o alívio da dor e com a Cruz Vermelha Portuguesa. Deu aulas de yoga para séniores e para reclusos da prisão de Lisboa.
Iniciou as suas viagens regulares ao Peru, onde fez formação de Cura com Sons Ancestrais Andinos com Tito la Rosa e, até aos dias de hoje, mantém contacto com os Q’eros, descendentes directos dos Incas. Aprendeu Ritual Trance Dance com Wilbert Alix, formou-se em Massagem de Som na Academia Peter Hess e enveredou também pelo Thetahealing Avançado e pela Hipnose Clínica.
Como resultado de todos esses anos de pesquisa sobre terapia de som, ritmo, vibração e movimento, co-fundou em 2010 o projeto Cosmic Gong e a Associação Internacional de Musicoterapia Vibracional & Ressonância Holística, com o objetivo de promover o estudo, ensino e difusão da Musicoterapia Vibracional e de práticas saudáveis para a saúde, bem-estar e despertar da consciência do indivíduo,
Através da Cosmic Gong, tem formado centenas de alunos por todo o mundo e realizado inúmeros concertos, performances, Gongbaths, aulas de Yoga e meditações, em eventos privados e públicos – em Feiras, Festivais e Congressos – e individualmente, em contexto terapêutico.
Pessoas de todo o mundo procuram aprender com o Ângelo, pela sua forma holística, inclusiva e xamânica de trabalhar e ensinar.
Desde muito jovem, Ângelo Surinder sempre viveu de forma diferenciada. Em criança, revelava capacidades extra-sensoriais e intuitivas fora do comum. Na adolescência, sentia que não se encaixava nos padrões convencionais da escola e da sociedade, o que o levou a experimentar, aos 18 anos, as artes circenses e as performances de rua. O contacto com várias pessoas do meio artístico alternativo conduziram-no a uma experiência que viria a revelar-se determinante no seu percurso de vida: aos 21 anos, foi viver para uma comunidade, numa pequena aldeia da Galiza.
COMUNIDADE NA GALIZA
Durante os quatro anos em que viveu na comunidade, aprendeu a viver em estreita comunhão com a Natureza, conviveu com práticas e ensinamentos assentes no Druidismo e na cultura celta, teve o primeiro contacto com o Yoga e o Xamanismo. Foi um período de grande crescimento e abertura de consciência, que despertou o seu interesse pela espiritualidade. Movido por esse interesse, partiu à descoberta da compreensão holística do ser humano.
YOGA
Regressado a Portugal, iniciou em 2002 a prática regular de Yoga Shivananda, que lhe revelou os benefícios de uma disciplina física e a harmonia entre corpo, mente e espírito. A experiência de atingir estados naturais de plenitude por via da prática do Yoga fê-lo querer aprofundar esta filosofia milenar. Em 2006 enveredou pelo Kundalini Yoga, segundo os ensinamentos de Yogi Bhajan. Formou-se como professor e leccionou regularmente até 2020, embora mantenha a prática até aos dias de hoje, sendo membro da direcção da Associação de Professores de Kundalini Yoga. Foi no contexto do Kundalini Yoga que recebeu os primeiros sinais do seu caminho futuro no Sound Healing: foi-lhe atribuído o nome espiritual Surinder, que significa “aquele que detém os tons musicais divinos de Deus”, e contactou pela primeira vez com o gongo, pelo qual se apaixonou de imediato.
MÚSICA, SOUND HEALING E COSMIC GONG
A música está presente na vida de Ângelo desde muito cedo: na família, alguns dos seus tios eram músicos, aos 11 anos teve uma breve experiência com o piano e aos 13 tocou na fanfarra dos Bombeiros.
Foi no período em que viveu na comunidade na Galiza que a sua consciência musical se firmou e ganhou uma nova dimensão. Aqui, a música era utilizada para unir a comunidade, para celebrar e mostrar gratidão à Vida e servia como mediador para a elevação da consciência.
O seu interesse pelo som levou-o, mais tarde, a explorar as taças tibetanas, tendo feito os cinco níveis de formação na Academia Peter Hess.
Enquanto praticante de Kundalini Yoga, contactou pela primeira vez com o gongo, pelo qual se apaixonou de imediato, pelo seu impressionante poder de transmutação e indução a estados diferenciados de consciência.
A vontade de conhecer o gongo mais a fundo conduziu-o até ao Mestre Don Conreaux, com quem se formou em 2009, no Reino Unido, como Mestre de Gongo e em Gong Yoga. Ao longo de oito anos, acompanhou Don Conreaux nas formações de Gongo realizadas em Portugal e em Espanha, experiência valiosa que permitiu aprofundar os seus conhecimentos na área do Sound Healing e amadurecer as suas competências no ensino da mesma.
Neste período, começou a visitar América do Sul, movido pela vontade de explorar a consciência musical dos povos andinos e a utilização do som na sua Medicina. No Peru, visitou museus, fez formação de Cura com Sons Ancestrais Andinos com Tito la Rosa e conheceu a fundo a cultura dos Q’eros, descendentes diretos dos Incas, com quem privou e de quem recebeu valiosos ensinamentos.
Quis saber mais sobre o poder curador do som e foi à procura da ciência. Em 2013 formou-se em Musicoterapia no Reino Unido, curso reconhecido pela Health and Care Professions Council, tendo feito o estágio nos Estados Unidos da América. Esta formação trouxe-lhe sólidas bases científicas acerca do som enquanto ferramenta terapêutica e a experiência da sua aplicação no contexto clínico. Já em Portugal, colaborou com o Departamento de Oncologia do Hospital de Setúbal e com a Cruz Vermelha Portuguesa.
Em 2010 fundou o projeto Cosmic Gong, em parceria com Kátia Prior, com o objetivo de promover um conjunto integrado de práticas nas áreas do Sound Healing, Yoga, Meditação e Xamanismo, ao serviço da saúde, bem-estar e despertar da consciência do indivíduo. Através da Cosmic Gong, tem formado centenas de alunos por todo o mundo e realizado inúmeros concertos, performances, Gong Baths, aulas de Yoga e meditações, em eventos privados e públicos (em feiras, festivais e congressos) e individualmente, em contexto terapêutico.
Ângelo é dono de um estilo único na forma como trabalha o som, dominando um vasto conjunto de instrumentos como gongos, flautas nativo-americanas, taças tibetanas, taças de cristal, monocórdio, tambor xamânico, tambor do oceano, shrutti box, pau de chuva, concha, antaras, vasilhas silbadoras, ocarinas, sansula kalimba, xilofone, entre outros, combinando-os o Canto Harmónico, o Canto Medicina a meditação guiada.
TERAPIAS
No seu trabalho como terapeuta, Ângelo reúne um conjunto diversificado de credenciais, tendo-se formado em Musicoterapia, Hipnose Clínica, Terapia de Gongo, Massagem de Som com Taças Tibetanas e Thetahealing Avançado. Mais ainda, Ângelo traz para as suas sessões terapêuticas outros conhecimentos que foi adquirindo ao longo do caminho: no seu “saco de medicina” encontram-se também ferramentas de Yoga, Meditação, Reiki e Xamanismo Andino. Desenvolveu a sua própria metodologia, assente numa abordagem holística, na qual são trabalhados os aspetos físico, emocional, mental e energético do paciente, recorrendo às ferramentas mais adequadas às suas necessidades.
ENSINO
Depois de uma primeira experiência como professor de Kundalini Yoga, foi junto do Mestre de Gongo Don Conreaux que Ângelo tomou consciência de outra das suas missões: a de ensinar. Durante oito anos, Ângelo acompanhou Don Conreaux nas formações de Gong Master Training realizadas em Espanha e em Portugal, nas quais se encarregava de ensinar a parte prática da utilização do gongo e outros instrumentos. Esta experiência foi crucial para Ângelo, ao tomar consciência de que o Sound Healing não era algo só para si, mas para ser partilhado. Neste período em que ensinou ao lado de um dos grandes Mestres de Gongo, desenvolveu a sensibilidade na arte de transmitir conhecimento e amadureceu a sua própria forma de ensinar.
Desde então, tem dinamizado formações de Sound Healing, Gongos, Flauta Nativa Americana, Canto Harmónico e Sound Medicine. Através do projeto Cosmic Gong, tem formado centenas de alunos em Portugal, Espanha, França, Croácia e Eslovénia.
O estilo de ensino de Ângelo é um testemunho vivo dos conhecimentos que adquiriu e das experiências que viveu, no contacto com diferentes práticas e filosofias – do Yoga ao Xamanismo – e com os grandes Mestres internacionais com quem privou. Nas suas formações, Ângelo e a Cosmic Gong procuram garantir que os seus alunos adquiram conhecimentos, técnicas e ferramentas de trabalho com elevado nível de conteúdo e profissionalismo, para o melhor desempenho das práticas ensinadas.
PERFORMANCE
Uma das marcas que distinguem o trabalho de Ângelo como “Xamã do Som” é o seu carácter performativo. Quem assiste a um dos seus Banhos de Gongos ou Viagens Sonoras, logo descobre que a sua forma de criar som está intimamente relacionada com o Movimento, a Dança e a Expressão Dramática. O seu instinto performativo terá sido um dos primeiros a revelar-se no seu percurso de vida: aos 18 anos, teve uma experiência nas artes circenses, participou em espetáculos de rua e descobriu o encanto de manifestar algo artístico perante o público. Com esta experiência, ficou plantada uma semente que hoje se manifesta na sua forma de entregar o Som.
XAMANISMO
É uma das principais vertentes do trabalho de Ângelo como terapeuta, facilitador e formador: o Xamanismo. O primeiro contacto com as práticas xamânicas aconteceu em jovem adulto, no período em que viveu na comunidade na Galiza. Aqui, aprendeu a viver em estreita comunhão com a Natureza, a trabalhar com os seus elementos, e foi introduzido a práticas assentes no Druidismo e nas tradições celtas, que serviam como base do estilo de vida na comunidade. Estes ensinamentos impactaram profundamente a vida de Ângelo, no seu crescimento espiritual e na vontade de querer saber mais sobre a dimensão holística do Ser Humano.
A sua ligação ao Xamanismo tornou-se mais profunda quando iniciou as suas viagens à América do Sul e conheceu um Paqo, um xamã Inca, que o iniciou nos conhecimentos espirituais e multidimensionais da cultura dos Q’eros, tribo com quem tem privado durante as suas estadias no Peru. Todas estas experiências contribuem hoje para a assinatura ímpar de Ângelo enquanto Sound Healer, na utilização do Canto Medicina e de instrumentos xamânicos como o tambor, a flauta (de Nazca, dos Avuelos, dos dois hemisférios, Flauta Nativa Americana), as antaras, as vasilhas sibiladoras, as ocarinas e os ícaros, entre outros, combinados com instrumentos mais comuns na área do Sound Healing.
INVESTIGAÇÃO
A formação como Musicoterapeuta e a experiência na área da saúde fizeram-no descobrir um profundo interesse pela pesquisa e investigação, que resultou na criação da Associação de Musicoterapia Vibracional e Ressonância Holística, com o objetivo de promover o estudo, o ensino e a divulgação da Musicoterapia Vibracional em Portugal.
Estabeleceu também uma parceria com uma clínica em Málaga, para a realização de um estudo sobre o efeito das frequências de som em diferentes patologias. Tornou-se membro da Bioeasy SL de Espanha, colaborando com o projeto de pesquisa e investigação das mudanças epigenéticas na prática de novos métodos e terapias integrativas.